A atenção às crianças neurodivergentes e portadoras de doenças raras foi destaque do programa eleitoral do candidato a prefeito Lúdio Cabral da última segunda-feira, 23 de setembro.
Deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (ALMT), o candidato da coligação “Coragem e Força pra Mudar” liderou o debate sobre Tratamento Fora do Domicílio (TFD) no estado, assegurando, por exemplo, em aumento de diárias para acompanhantes de pacientes e no acesso à medicação.
O estudante, Vicente Meireles, de 12 anos é autista e portador de duas síndromes raras que causam epilepsia refratária. O garoto, que chegava a ter 60 convulsões por dia, pôde controlar o quadro e voltar a sair de casa para estudar e jogar vôlei, seu esporte preferido.
“É muito difícil com toda essa luta fazer essas coisas normalmente, porque você fica meio que afundado. Eu só queria falar que desejo que todo mundo consiga realizar seus sonhos e viver normalmente”, disse o menino.
Seu plano de governo participativo propõe capacitação na educação para o atendimento a pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e múltipla, além da implantação de protocolo na saúde para atenção a pacientes em crise, incluindo crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do espectro autista (TEA).
*Assessoria