*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Cuiabá gera todos os dias pelo menos 400 toneladas de lixo doméstico. A coleta de lixo está comprometida e o que se vê pela cidade é lixo acumulado e descartado sem recolhimento para todo lado.
A empresa Locar, responsável pelo serviço de coleta de lixo na capital, afirmou que a Prefeitura de Cuiabá tem uma dívida de R$ 40 milhões referente a um contrato anterior, feito ainda na antiga gestão do ex-prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB). Foi firmado um novo contrato há trinta dias mesmo com o pagamento atrasado.
O último pagamento efetuado pelo ex-prefeito foi realizado em julho do ano passado. Não foram feitos os repasses dos meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro do ano passado.
A Prefeitura de Cuiabá, sob a gestão do prefeito Abílio Brunini (PL) determinou que a empresa retome os serviços em 24 horas. Além disso, a empresa Locar deverá até o final desta sexta-feira, dia 03 de janeiro, apresentar planejamento detalhado para resolver o problema da coleta de lixo na cidade, o que inclui rotas de coleta e adequação dos mapas para a retomada do serviço. Deverão ainda apresentar acesso a sistemas de rastreamento dos caminhões para que sejam verificadas em tempo real, as rotas realizadas durante a realização da coleta de lixo.
“Não vamos admitir irregularidades na prestação da coleta na capital. Nosso compromisso é com a população, não com CNPJs”, disse Brunini.
Ele ainda ressaltou que “se a situação persistir, tomaremos medidas mais duras”. O prefeito não descarta da convocação da segunda colocada na licitação para dar andamento ao serviço caso a Locar não resolva a situação de forma urgente.