O nome do apresentador Rodrigo Faro e sua esposa, Vera Viel, ecoou nas manchetes nesta segunda-feira (27) após serem citados em um esquema internacional de falsificação de documentos para obtenção de cidadania italiana. A reportagem, divulgada pelo canal italiano TGR, aponta o casal como beneficiários de um “escritório fantasma” que operava em uma “fictícia cidade italiana de VIPs brasileiros”.
Entenda o caso…
Segundo a investigação, seis pessoas foram presas sob a acusação de associação criminosa para corrupção e falsificação de documentos públicos. Entre os detidos estão funcionários públicos da cidade italiana de Villa Ricca, local apontado como sede do esquema.
A reportagem revela que Rodrigo Faro e Vera Viel, assim como o jogador de futebol Bruno Duarte da Silva, nunca pisaram em Villa Ricca. Apesar disso, seus nomes constavam entre os beneficiários da falsa cidadania italiana, a qual lhes permitiria livre circulação e trabalho na Europa.
As autoridades italianas apreenderam 80 mil euros (cerca de R$ 449.590 mil) e relógios Rolex durante a operação. O delegado da polícia de trânsito, três funcionários municipais e servidores do cartório local foram colocados em prisão domiciliar.
A Resposta de Rodrigo Faro
Em comunicado oficial divulgado nas redes sociais, Rodrigo Faro se disse “surpreso” com as acusações e classificou tudo como um “mal-entendido”. O apresentador afirma ter iniciado o processo de cidadania italiana em 2021, através de um escritório indicado por um amigo, o “Diritto Di Cittadinanza SRL”.
A defesa de Faro garante que o artista “comprovou laços com seus descendentes na Itália” e que o processo foi aprovado de forma legal, resultando na emissão dos passaportes. Segundo o comunicado, o escritório responsável pelo processo teria agido de forma fraudulenta, enganando Faro e outros clientes.
Diante das acusações, Rodrigo Faro informa que já tomou as medidas judiciais cabíveis para “resolver o mal-entendido” e “punir os responsáveis pelo esquema de corrupção”.
As investigações ainda estão em andamento e novas informações podem surgir nos próximos dias. Resta saber quais serão as consequências para o apresentador e os demais envolvidos no esquema.