O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) informou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será transferido para Brasília após apresentar uma resposta positiva ao tratamento antibiótico contra erisipela, uma infecção cutânea bacteriana. O diagnóstico foi feito no sábado, 4 de maio, levando à internação de Bolsonaro.
O que é Erisipela?
Erisipela é uma infecção de pele causada por bactérias. A bactéria mais comum que causa erisipela é o estreptococo do grupo A [Streptococcus pyogenes]. Esses estreptococos geralmente entram na pele através de algum machucado, como frieiras ou micoses [infecção por fungos nos pés], por exemplo.
Além da vermelhidão, inchaço e dor, a erisipela também pode causar bolhas e, em casos mais graves, necrose da pele (morte do tecido).
Apesar de ser uma infecção bacteriana, a erisipela não é contagiosa.
Diagnóstico e internação
O diagnóstico de erisipela foi confirmado no sábado, 4 de maio, após Bolsonaro manifestar sintomas como dor e febre. Diante disso, ele foi internado no Hospital Santa Júlia, em Manaus, onde estava desde sexta-feira, 3 de maio.
Bolsonaro estava na capital amazonense para participar do encerramento de um evento do PL Mulher, organizado por Michelle Bolsonaro (PL), e para apoiar a pré-candidatura do deputado federal Alberto Neto (PL-AM) à Prefeitura de Manaus. Mesmo enfrentando desconforto físico, ele manteve sua agenda até procurar atendimento médico no dia seguinte.
Apesar do desconforto físico, Bolsonaro decidiu cumprir sua agenda em Manaus, como relatado por ele mesmo: “Minha esposa e os médicos não queriam que eu viesse, mas tinha compromisso aqui. Sou meio duro na queda. Então eu vim e fui bem tratado pelos médicos.” Essa não é a primeira vez que o ex-presidente enfrenta problemas de saúde semelhantes, tendo enfrentado uma infecção de pele em novembro de 2022.