O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas meteorológicos para o Rio Grande do Sul na tarde desta quarta-feira (8). Os avisos, que pegam municípios de diversas regiões do estado, são válidos até a tarde ou noite de hoje e indicam a possibilidade de tempestades, vendavais e declínio de temperatura.
Risco de vendaval em seis regiões
Um dos alertas, na cor laranja, é para perigo de vendaval. O aviso é para municípios da Região Metropolitana, Vale do Sinos, Serra, Vale do Taquari, Noroeste e Norte. Nesses locais, o vento pode variar entre 60 km/h e 100 km/h, com risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos em edificações e plantações.
O outro alerta laranja, também de perigo, sinaliza chance de chuva entre 50 e 100 milímetros no dia, de vento intenso, podendo atingir velocidades entre 60 km/h e 100 km/h, e queda de granizo. O comunicado pede atenção de cidades como Mostardas, no Litoral Sul; Santa Maria, na Região Central; Santo Ângelo, nas Missões; e São Borja, na Fronteira Oeste.
Para perigo potencial, são dois alertas amarelos. Um deles é para municípios da Região Metropolitana, Centro, Vale do Rio Pardo, Vale do Sinos, Serra, Vale do Taquari, Noroeste e parte do Norte. Por lá, a chuva deve ser menos volumosa, podendo ficar entre 20 mm e 30 mm por hora, ou 50 mm ao dia. Essas regiões também correm risco de registrar ventania, com rajadas de até 60 km/h.
Chuvas de até 50mm e possibilidade de granizo em municípios da divisa com Santa Catarina
O outro alerta amarelo pega exclusivamente os municípios gaúchos que estão próximos da divisa com Santa Catarina. Esses locais, incluindo algumas cidades catarinenses, devem registrar até 50 mm de chuva até as 23h59min desta quarta-feira. Também há chance de ventania e queda de granizo.
Queda de temperatura em quase todo o estado
O Inmet emitiu também alerta amarelo para perigo potencial de declínio de temperatura. Válido das 15h desta quarta-feira (8) até as 9h de quinta-feira (9), o aviso abrange quase todas as regiões gaúchas, com exceção de alguns municípios localizados na Serra, Noroeste e no Norte.
Há risco de declínio entre 3ºC e 5ºC na temperatura. Alguns lugares, principalmente no sul do Estado, de acordo com a Climatempo, podem apresentar mínima invertida nesta quarta-feira. Ou seja, registrar a temperatura mais baixa do dia durante a noite. Em outros, a manhã de quinta-feira deve ser mais fria.
O Inmet orienta a população para que evite se deslocar em áreas abertas durante as tempestades, não fique próximo a rios e córregos durante as chuvas fortes e tome cuidado com quedas de árvores e postes de energia elétrica. Em caso de emergência, ligue para o 199 (Defesa Civil) ou para o 190 (Corpo de Bombeiros).
É importante seguir as orientações do instituto para evitar transtornos e garantir a segurança.