*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Por conta da falta de iluminação pública em trecho da Avenida Contorno Leste, moradores realizaram uma manifestação pedindo melhorias na via. O protesto ocorreu horas depois da morte do motociclista, Reli Sandro Evangelista da Cruz, de 32 anos.
Os manifestantes chegaram a fechar as ruas com pneus, na noite da última quinta-feira, dia 02 de janeiro. Com cartazes nas mãos, os manifestantes reivindicaram iluminação no trecho inaugurado pelo ex-gestor Emanuel Pinheiro (MDB), no último dia 20 de dezembro.
Diante da situação, o secretário de obras de Cuiabá, Reginaldo Alves Teixeira, acompanhado de equipe técnica esteve no local e realizou vistoria na rede elétrica do local.
Foi identificado que a energia do local foi feita de forma improvisada por meio de ligações irregulares, os chamados “gatos” na energia elétrica. Além disso, a Eletrobras, por conta de problemas técnicos e de segurança, interrompeu o fornecimento de energia na avenida, como destacou o secretário municipal de obras.
“A avenida Contorno Leste atravessa uma faixa de servidão da linha de transmissão de alta tensão de 230 kws pertencente à Eletronorte. Segundo o órgão, os postes instalados na avenida não atendem aos procedimentos técnicos adequados, o que resultou na indução elétrica dos postes pela linha de alta tensão. Esse fenômeno representa risco de acidentes graves, inclusive fatais”.
Ainda segundo o secretário, a empresa teria feito até mesmo um boletim de ocorrência destacando o problema.
“Por essa razão, a Eletronorte registrou um boletim de ocorrência e determinou a suspensão do fornecimento de energia elétrica no local”.
O QUE A ATUAL ADMINISTRAÇÃO VAI FAZER
A Prefeitura de Cuiabá vai verificar os projetos de iluminação pública com o objetivo de descobrir se houve aprovação e se as exigências técnicas foram seguidas.
“Caso o projeto não tenha sido devidamente aprovado, ajustes poderão ser necessários, incluindo a substituição dos postes instalados”, finalizou o secretário de obras de Cuiabá, Reginaldo Alves Teixeira.