Uma idosa de 70 anos foi resgatada com vida por bombeiros após cair em um bueiro na cidade de Juína, a 745 km de Cuiabá, na tarde desta terça-feira (14). A vítima, que estava desaparecida desde a manhã, foi encontrada dentro de uma tubulação de 40 cm após buscas intensivas realizadas pela equipe da 14ª Companhia Independente Bombeiro Militar (14ª CIBM).
Desaparecimento e buscas
A idosa foi dada como desaparecida por familiares na manhã de terça-feira. Preocupados com seu paradeiro, eles iniciaram buscas pela região e, por volta das 19h, a neta da vítima entregou aos bombeiros um vídeo de uma câmera de segurança que mostrava a silhueta de uma pessoa desaparecendo no escuro, próximo a um bueiro.
Com base nas informações do vídeo, os bombeiros se dirigiram ao local indicado e iniciaram as buscas. Após removerem a tampa da “boca de lobo”, constataram que a idosa se encontrava dentro da tubulação. Devido ao estreito espaço da tubulação, os bombeiros não conseguiram entrar para resgatar a mulher diretamente.
Diante da situação, foi necessário o uso de uma retroescavadeira para abrir uma passagem a cerca de 100 metros do local. A partir dessa abertura, a equipe da 14ª CIBM conseguiu ter acesso à vítima.
Atendimento médico
A idosa foi retirada do bueiro em segurança e, após os primeiros socorros realizados no local pela equipe do Corpo de Bombeiros, foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juína pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O rápido trabalho dos bombeiros foi fundamental para o resgate da idosa, que, apesar do susto, não apresentava ferimentos graves. O caso serve como um alerta para a importância da atenção redobrada com idosos, especialmente em áreas com bueiros sem tampa ou com tampas em mau estado de conservação.