O Governo de Mato Grosso, em parceria com instituições do Poder Judiciário, lançou nesta terça-feira (26) a Campanha Dia D – Educação é o Caminho que Liberta. A iniciativa visa ampliar o número de matrículas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Estadual de Ensino. O EJA em presídios pretende oferecer educação e oportunidades de ressocialização para reeducandos.
Ampliação de matrículas e conscientização
A campanha será realizada simultaneamente em todas as 41 unidades prisionais de Mato Grosso. Representantes das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Segurança Pública (Sesp), Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Ministério Público Estadual e Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso realizarão visitas para conscientizar os reeducandos sobre a importância da educação regular na formação individual e na remição de penas.
Quase 3 mil reeducandos se matricularam na EJA em 2023, e a expectativa da Seduc é superar este número em 2024. “Até o momento, já temos cerca de 2.700 matrículas efetuadas, e vamos intensificar a divulgação nas unidades prisionais para alcançarmos nossa meta”, afirma o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
A Seduc também investiu em melhorias tecnológicas nas salas anexas das unidades prisionais. Em fevereiro deste ano, foram entregues 107 Smart TVs de 65 polegadas para equipar as salas de aula. O objetivo é melhorar significativamente o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando aos reeducandos um ambiente mais moderno e interativo.
Evento de lançamento
A solenidade de lançamento da Campanha Dia D – Educação é o Caminho que Liberta aconteceu na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, e contou com a presença de autoridades do Governo de Mato Grosso, Poder Judiciário e entidades parceiras. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do TJMT no YouTube.
A iniciativa do Governo de Mato Grosso demonstra o compromisso com a educação e a ressocialização de pessoas em privação de liberdade. A ampliação do acesso à EJA contribui para a formação individual, a reinserção social e a redução da reincidência criminal.