Em um gesto de comoção e solidariedade, o Governo de Mato Grosso aprovou o repasse emergencial de R$ 50 milhões para auxiliar o Rio Grande do Sul na reconstrução da infraestrutura do estado, após as devastadoras chuvas e deslizamentos que o assolaram na última semana. Os recursos, provenientes do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), serão destinados ao estado gaúcho após aprovação da proposta pela Assembleia Legislativa.
Mobilização em conjunto para auxiliar o estado irmão
A iniciativa surgiu a partir de uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira (6), entre o Governo de Mato Grosso, membros da Assembleia Legislativa e representantes do setor produtivo. O governador Mauro Mendes, emocionado com a situação do Rio Grande do Sul, enfatizou a importância da colaboração entre os estados: “É um gesto de respeito, de carinho e espero que outras instituições também possam colaborar”.
O vice-governador Otaviano Pivetta reforçou a união de esforços para auxiliar o estado vizinho: “Essa ação representa um gesto de humanidade ao nosso estado irmão”. Demonstrando agilidade e compromisso, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, garantiu que a votação para autorizar o repasse em caráter de urgência será finalizada até quarta-feira (8), com grande expectativa de aprovação.
Empatia e exemplo para outras regiões
Representantes do setor produtivo, como Silvio Rangel da Fiemt, Luiz Pedro Bier da Aprosoja e Vilmondes Tomain da Famato, destacaram a relevância da ação e o potencial para inspirar outras iniciativas: “Com certeza vai servir de exemplo para outros estados tomarem essa mesma iniciativa”.
Doações para auxiliar os gaúchos
Além do repasse financeiro, o Governo de Mato Grosso também está disponibilizando pontos de coleta de doações em Cuiabá e Várzea Grande. Entre os itens necessários estão cestas básicas, água mineral, produtos de higiene, colchões, roupas de cama e cobertores. As doações podem ser entregues entre os dias 7 e 11 de maio nos seguintes locais:
Cuiabá:
- Sines e Procons das unidades do Ganha Tempo;
- Ginásio Aecim Tocantins.
Várzea Grande:
- Centro Estadual de Cidadania;
- Uma corrente de solidariedade que se fortalece.
A iniciativa do Governo de Mato Grosso demonstra a força da união e da solidariedade em momentos de dificuldade. Através do repasse financeiro e da campanha de doações, espera-se auxiliar o Rio Grande do Sul na reconstrução de sua infraestrutura e amenizar o sofrimento das famílias afetadas pelo desastre. A ação serve também como um exemplo inspirador para que outras regiões se unam em prol daqueles que mais precisam.