O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), concluiu a negociação para a compra de 40 vagões do VLT de Cuiabá e Várzea Grande. A aquisição, realizada junto ao governo de Mato Grosso, passou por uma criteriosa análise técnica e pelo crivo do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA).
Negociação e valor do acordo
Os detalhes específicos do acordo ainda não foram oficialmente divulgados, mas é sabido que o governo de Mato Grosso havia proposto a venda dos vagões do VLT por R$ 1,2 bilhão, enquanto a Bahia tinha uma expectativa de investimento de até R$ 700 milhões. Este descompasso inicial de valores foi um dos grandes desafios na concretização da negociação.
Histórico dos Vagões do VLT de Cuiabá e VG
Os vagões do VLT, adquiridos originalmente para o transporte público de Cuiabá e Várzea Grande em preparação para a Copa do Mundo de 2014, tiveram um custo inicial de R$ 497 milhões.
No entanto, o projeto nunca foi finalizado, e os vagões estão inativos há mais de uma década. Desde o ano passado, tanto o governo de Mato Grosso quanto o da Bahia demonstraram interesse na transação, que contou com a mediação do Tribunal de Contas da União (TCU).
Relatórios técnicos apresentados pela CCR, a empresa responsável pelo Sistema Metroviário de Salvador, confirmaram que os vagões do VLT de Mato Grosso ainda estão em condições operacionais, apesar do longo período de inatividade. Este parecer técnico foi determinante para o avanço das negociações, indicando que os vagões podem ser incorporados ao sistema de transporte baiano com segurança e eficiência.
O documento da CCR também recomendou que o governo da Bahia estabeleça uma série de normas para garantir a operacionalização segura dos vagões, incluindo assistência técnica pós-venda, manuais de operação e manutenção, além de garantias técnicas específicas. Além disso, foi apontada uma depreciação de 30% no valor original dos vagões, o que impacta diretamente no valor final da transação.
Formalização do acordo
Embora o acordo de compra dos vagões do VLT tenha sido fechado, ele ainda precisa ser formalizado. Este passo final é crucial para assegurar que todos os aspectos técnicos e financeiros estejam devidamente alinhados entre os dois estados. A expectativa é que, uma vez concluído, o VLT possa finalmente ser colocado em operação, desta vez no estado da Bahia, oferecendo uma solução moderna e eficiente para o transporte público.
Benefícios para a Bahia
A aquisição dos vagões do VLT de Cuiabá e Várzea Grande representa um importante avanço para a infraestrutura de transporte da Bahia. Com a compra, o governo de Jerônimo Rodrigues busca integrar um sistema de transporte moderno, que poderá melhorar significativamente a mobilidade urbana na região metropolitana de Salvador.
Esta negociação, além de resolver uma pendência de longa data envolvendo os vagões, também marca um passo significativo na modernização do transporte público baiano, contribuindo para um futuro mais sustentável e eficiente para os cidadãos.