*Sêmia Mauad/ Opinião MT
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), fez críticas as penas aplicadas contra as pessoas condenadas por participação na manifestação de 08 de janeiro de 2023. Ele ressaltou que apesar de defender que os manifestantes sejam punidos porque não defende atos de vandalismo, ele afirmou que as condenações impostas pelo Supremo Tribunal Federal(STF), foi “desproporcional”.
“Milhares de brasileiros que ali estavam são pessoas de bem que nunca tinham cometido um crime e estavam ali manifestando seu sentimento. Não estavam ali para dar golpe. Insuflou e aí aconteceu aquilo que é absolutamente reprovável. De maneira alguma eu apoio aquilo que aconteceu, mas eu acho que a pena que estão dando àquelas pessoas, que sim precisavam de uma punição, é desproporcional”, disse ele em vídeo publicado nas redes sociais.
Mendes ainda complementou afirmando que as penas aplicadas aos manifestantes são maiores até mesmo do que de pessoas acusadas de envolvimento com crimes graves, como o tráfico de drogas. Ele ainda citou uma condenação que chegou a 17 anos de prisão.
“Vejo pessoas praticando crimes bárbaros, traficando toneladas de cocaína, que causam um mal gigantesco para a sociedade, ao jovem, causa morte, roubo, e a pena às vezes é baixa. É preciso colocar um ponto final nessa história. Os atos de 8 de janeiro ultrapassaram os limites,