O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE) seguiu uma força-tarefa emergencial para minimizar os impactos da crise hídrica na cidade.
Durante este fim de semana, equipes trabalharam em regime emergencial de plantão para garantir a entrega de caminhões-pipas aos bairros mais afetados.
A operação conta, em dias normais, com 13 caminhões-pipas, mas no fim de semana foram mobilizados 11 caminhões, cada um realizando, em média, quatro cargas diárias de 10 mil litros cada.
No total, foram distribuídos aproximadamente 440 mil litros de água entre sábado e domingo, garantindo abastecimento emergencial 400 famílias.
Para essa semana, a autarquia irá receber reforço e terá à disposição da população 19 caminhões-pipas.
Além do reforço no fornecimento de caminhões-pipas, o DAE mantém um trabalho intensivo em outras frentes essenciais, com equipes atuando na manutenção emergencial das Estações de Tratamento de Água (ETAs) e na recuperação das bombas de captação, que sofreram danos devido ao tempo de uso e à falta de manutenção adequada ao longo dos últimos anos.
A ETA I segue com a bomba de captação em manutenção e a ETA II está operando para garantir o abastecimento do reservatório do Morro do Urubu, que mantém o fornecimento de água para o Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande.
A crise no abastecimento foi agravada por atos de vandalismo, que comprometeram a infraestrutura do DAE. O furto de fios, cabos e conexões afetou diretamente o funcionamento de reservatórios, bombas de captação e ETAs, reduzindo significativamente a capacidade de distribuição de água.
*Secom VG