*Sêmia Mauad/ Opinião MT
A Federação Nacional de Comunidades Terapêuticas (FENACT), na tarde da última quarta-feira, dia 21 de junho, esteve presente no Teatro da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, para a realização de Consulta Pública da região Centro- Oeste.
A delegação da FENACT foi representada por Sandro Barbosa e afiliados, além de muitos acolhidos das Comunidades Terapêuticas. Foram apresentadas propostas, na oportunidade.

“Deixamos definidas algumas propostas como a implantação de centros integrados de cuidado e liberdade, apoio e formalização de grupos de ajuda, programa de inserção sociofamiliar econômica, marco legal e ético das comunidades terapêuticas, uma capacitação intersetorial em políticas sobre drogas, fundo permanente para políticas de cuidado e prevenção, reconhecer a espiritualidade como integrante do programa terapêutico”, explicou Sandro Barbosa.
A FENACT diante da realização do evento mostra preocupação com a promoção da saúde e bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade.
Comunidades terapêuticas foram convidadas a participar e foi defendido, durante a discussão, a criação do eixo “Direito ao acolhimento, recuperação, mútua ajuda, reinserção sociofamiliar, liberdade de expressão, religião/espiritualidade”.
O evento é importante porque tem a responsabilidade de construir ações com foco em políticas eficazes e inclusivas, e contou com a presença da secretária nacional de Políticas Sobre Drogas, Marta Machado; do diretor do Departamento de Cuidados e Atenção às Drogas (DEPAD/MDS), Sâmio Falcão; do conselheiro nacional de políticas sobre drogas e delegado da FENACT no Maranhão, Erisson Lindoso; do secretário de Justiça de Mato Grosso, Vitor Hugo Bruzulato; da coordenadora de Políticas Sobre Drogas do Mato Grosso, Lenice Silva.
VEJA VÍDEO