*Sêmia Mauad/ Opinião MT
No total, mais de 30 municípios do estado se viram obrigados a decretar situação de emergência por conta da estiagem severa que tem impactado bastante a população.
A Prefeitura de Água Boa, cidade que fica a mais de 700 km de Cuiabá, também decretou situação de emergência pela falta de chuvas.
A estiagem tem trazido graves impactos no sistema de abastecimento de água potável no município, trazendo prejuízos ainda à pecuária e agricultura da região.
O decreto foi assinado pelo prefeito Mariano Kolankiewicz Filho. Com isso, órgãos municipais coordenados pela Defesa Civil podem atuar em ações de resposta a situação emergencial, o que inclui contratação temporária de pessoal, caso seja necessário.
30 MUNICÍPIOS ENFRENTAM PROBLEMAS COM A SECA
Mais de trinta cidades do estado foram obrigadas a decretar emergência. Além do município de Água Boa enfrentam problemas as cidades de:
Nova Bandeirantes, Juscimeira, Apiacás, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Barão de Melgaço, Glória D’Oeste, Alto Paraguai, Araputanga, Bom Jesus do Araguaia, Chapada dos Guimarães, Canarana, Cocalinho, Comodoro, Diamantino, Itanhagá, Jaciara, Juara, Nova Maringá, Nova Xavantina, Novo Horizonte do Norte, Novo São Joaquim, Paranatinga, Pontal do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, São José do Rio Claro, Santo Afonso, Sorrio e Tabaporã.
A situação de emergência tem prazo de 90 dias e tem como objetivo à adoção de ações urgentes que possam minimizar os efeitos da estiagem, ou seja, evitar o agravamento da situação.