A Secretaria Municipal de Saúde vai dar início à ampliação das cirurgias eletivas no Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), com os recursos provenientes de emendas parlamentares no dia 04 de julho.
O plano prevê a realização de cirurgias de baixa e média complexidade, utilizando emendas da Câmara Municipal de Cuiabá. As cirurgias eletivas atenderão a demanda da fila de espera da Central de Regulação e contemplarão as seguintes especialidades: Ortopedia, Urologia, Vascular, Clínica Médica, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Neuro Pediatria (para pacientes internados) e Neurologia Clínica.
Os procedimentos cirúrgicos serão agendados pela Central de Regulação, baseada na fila de espera do sistema SISREG. O custo de OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) representará cerca de 25% do valor médio dos procedimentos pactuados neste projeto. No total, o HPSMC realizará 27 diferentes tipos de procedimentos cirúrgicos.
O HPSMC conta com cinco salas cirúrgicas, das quais quatro serão utilizadas para a realização dos procedimentos, enquanto uma ficará de retaguarda para emergências internas. A média esperada é de 45 cirurgias de baixa e média complexidade por dia, de segunda a sábado, totalizando aproximadamente 1.080 procedimentos cirúrgicos mensais. O hospital dispõe de 52 leitos de enfermaria na clínica cirúrgica para atender os pacientes.
*Roberta Penha/ Assessoria