O Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais, recebeu 3.660 imigrantes brasileiros deportados dos Estados Unidos entre janeiro de 2023 e janeiro de 2025. Os dados, divulgados pela BH Airport, revelam a frequência de voos fretados pelo governo norte-americano e destacam a complexidade das políticas migratórias entre os dois países.
Deportações de imigrantes brasileiros em números: O Cenário de 2023 a 2025
De acordo com a administração do Aeroporto de Confins, o número de imigrantes deportados pelos Estados Unidos em voos fretados pelo governo americano chegou a 32 em dois anos. O primeiro registro ocorreu em 27 de janeiro de 2023, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva no Brasil e Joe Biden nos EUA.
Já em 2024, o primeiro voo de deportação do ano chegou a Confins em 26 de janeiro, e, em 2025, o primeiro desembarque aconteceu em 10 de janeiro, poucos dias antes da posse de Donald Trump como presidente norte-americano.
Com a posse de Trump em 20 de janeiro de 2025, as deportações continuaram. No dia 24 de janeiro, um voo que deveria pousar em Confins enfrentou problemas técnicos e foi desviado para Manaus, onde os passageiros foram transferidos para outro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para completar a viagem.
Procedimentos durante as Deportações
Os voos de deportação são marcados por medidas de segurança rigorosas. Segundo relatos, os imigrantes deportados desembarcam algemados e com os pés acorrentados, uma prática criticada por autoridades brasileiras. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, manifestou repúdio a essa abordagem, classificando-a como um desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros.
No entanto, esta prática faz parte dos protocolos de segurança adotados pelas autoridades americanas, de acordo com o departamento de imigração norte-americano, algemar os imigrantes é necessário para garantir a segurança dos voos e evitar possíveis incidentes a bordo. O procedimento já era adotado anteriormente, durante o governo de Jair Bolsonaro, e permanece como padrão até os dias atuais.