*Sêmia Mauad/Opinião MT
A Polícia Civil, realizou na manhã desta quinta-feira, dia 12 de setembro, a Operação Carga Branca. A ação foi deflagrada pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE).
Cinquenta e quatro ordens judiciais foram cumpridas. O objetivo é desmantelar uma rede sofisticada de tráfico de drogas, que costuma usar veículos de transporte de cargas para fazer a distribuição de entorpecentes para diferentes localidades do Brasil.
Foram cumpridos 13 mandados de prisão preventiva, 13 de busca e apreensão e 14 bloqueios de contas bancárias, nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Lacerda e Pedra Preta. Criminosos que atuam em outros estados do país, Paraná e Rondônia, também são alvo.
Ainda foram apreendidos alguns bens, como carros, motos e carretas dos envolvidos.
Os acusados vão responder na Justiça pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. A investigação continua para descobrir se há mais pessoas envolvidas no esquema.
É importante ressaltar que a operação realizada nesta quinta-feira é resultado de investigações aprofundadas que tiveram início com a instauração e inquérito policial, ainda no ano de 2020. Na ocasião, foram apreendidos 450 tabletes de cocaína, que estavam dentro de um caminhão.
A polícia ainda descobriu que uma empresa de Rondônia fazia lavagem de capitais e a movimentação chegou a mais de R$ 4 milhões de reais, em menos de um ano.
O veículo abordado pelos policiais tinha sido comprado somente para realizar o transporte da droga.