A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) oficializou a lista dos 100 estudantes classificados para a 2ª edição do programa de intercâmbio MT no Mundo. Os alunos, selecionados entre mais de 100 mil inscritos, embarcarão para uma imersão de 21 dias na Inglaterra, onde participarão de um curso de inglês intensivo.
Processo de seleção rigoroso
Os finalistas foram escolhidos com base em dois critérios: 50 estudantes com as melhores notas na avaliação final de 2023 e outros 50 com melhor desempenho na Plataforma Mais Inglês, plataforma de ensino online da Seduc.
Os estudantes classificados representam 51 municípios de Mato Grosso, incluindo cidades de pequeno porte como Nova Monte Verde e Nova Lacerda, e também regiões com menor IDH.
Os selecionados devem entregar os documentos para a viagem até o dia 12 de abril. Em caso de descumprimento do prazo, suplentes serão convocados.
Detalhes do Intercâmbio
Os estudantes serão divididos em sete grupos, acompanhados por monitores da Seduc. As cidades de destino ainda não foram definidas, mas em 2023, a iniciativa contemplou Brighton, Bournemouth, Oxford, Worthing, Eastbourne e Cambridge.
Cada estudante receberá ajuda de custo de 250 libras esterlinas por semana. O Governo de Mato Grosso arcará com todos os custos da viagem, incluindo documentação, passagens aéreas, hospedagem, alimentação e certificado de vacinação.
O programa MT no Mundo já recebeu R$ 10,7 milhões em investimentos e integra a Política Educacional de Línguas Estrangeiras da Seduc. A iniciativa faz parte do Plano Educação 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco mais bem avaliadas do país até 2032.
Confira a lista completa e, também, o edital.
A 2ª edição do programa MT no Mundo demonstra o compromisso do Governo de Mato Grosso com a educação de qualidade e a promoção da internacionalização. A experiência proporcionará aos estudantes uma imersão cultural e linguística única, aprimorando suas habilidades em inglês e abrindo novas oportunidades para o futuro.