*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Um diretor de uma escola de Cuiabá, que não teve o nome revelado, foi preso durante Operação Lobo Mau, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado, GAECO.
A ação policial ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 31 de outubro. A polícia ainda prendeu um jovem de 19 anos, acusado de envolvimento no crime, na cidade de Tangará da Serra.
A operação em Mato Grosso integra operação nacional de combate a pedofilia. O foco é rede criminosa envolvida na produção, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil.
As investigações tiveram início no Gaeco de São José do Rio Preto e Polícia Civil de São Paulo, por meio do Deinter 5, que é uma força tarefa criada para o combate à exploração sexual infantil na internet. Esse trabalho conta com o apoio da Agência de Investigação Interna e da Embaixada dos Estados Unidos.
A investigação levou a um número grande de criminosos envolvidos neste prática. O grupo criminoso entra em contato com crianças e adolescentes por meio de plataformas digitais, e faz com que elas produzam conteúdo de nudez e de sexo para que sejam enviados aos criminosos que reproduzem e distribuem os materiais.
O compartilhamento é feito em grupos fechados de mensagens, como o Telegram, Instagram, o Signal e até mesmo Whatsapp, e jogos como Roblox.