*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá aponta que mais da metade da população da capital mato-grossense pretende ir às compras para o Dia dos Namorados deste ano. De acordo com a pesquisa, 50,3% dos cuiabanos afirmaram que irão adquirir presentes para a data, o restante “não tem ninguém pra presentear”.
O estudo revela ainda que cerca de 231 mil consumidores devem movimentar aproximadamente R$ 113 milhões no comércio local.
Quanto ao valor gasto, mais de 60% dos consumidores pretendem desembolsar acima de R$ 400. Outros 20% devem gastar entre R$ 200 e R$ 400, enquanto 12% projetam um gasto acima de R$ 100. Apenas 2,1% afirmaram que pretendem comprar presentes com valor inferior a R$ 100.
Em relação aos meios de pagamento, o cartão de crédito lidera com 34,3% das preferências, seguido pelo Pix (31,1%), cartão de débito (16,6%) e dinheiro (15,8%). O crediário foi apontado por 1,5% dos entrevistados e o boleto bancário por 0,5%.
A pesquisa também identificou o comportamento em relação à quantidade de presentes: 72,5% pretendem comprar apenas um item, 18,7% devem adquirir dois, 6,5% planejam dar três presentes e apenas 2,3% afirmaram que comprarão quatro ou mais.
O planejamento das compras também se destaca. Pelo menos 56,36% dos entrevistados afirmam que pesquisam antes de comprar. Desses, 38% já iniciaram a busca por presentes, 29% começam sete dias antes da data, 24% pesquisam com 15 dias de antecedência e 9% deixam para a véspera ou o próprio dia.
Os itens mais procurados para a data são perfumes e cosméticos (34,3%), seguidos por roupas (28%) e calçados (8,83%). No entanto, a maioria dos entrevistados (50,66%) pretende optar por outros tipos de presentes, variando conforme o perfil do casal.
Na hora de escolher o presente, 74,3% afirmaram considerar o desejo da pessoa presenteada como o principal critério. Outros 27,8% priorizam qualidade ou marca, enquanto 6,7% se deixam influenciar por promoções e propagandas. Além dos presentes, 53,6% planejam comemorar a data em restaurantes e 25,5% pretendem ir ao cinema ou passear em shoppings.
O comércio físico segue como a principal escolha de compra para 85,4% dos entrevistados, que pretendem realizar suas aquisições em lojas de bairro, shoppings ou no centro da cidade. As compras online foram citadas por 20,5% e outros canais por 3,6%.
A pesquisa foi realizada com 766 consumidores pela equipe do Núcleo de Pesquisa da CDL Cuiabá.