*Sêmia Mauad/Opinião MT
A deputada estadual, Janaína Riva (MDB) pretende continuar com projeto para disputar uma vaga ao Senado nas eleições de 2026, mesmo ocorrendo veto. Ela pretende realizar a candidatura de forma avulsa, caso isso aconteça.
O presidente do MDB, Baleia Rossi, segundo a deputada, defende a candidatura dela. A parlamentar ressalta ainda que não está nos planos sair do MDB.
“Eu quero estar em um partido que me dê segurança de que eu posso ser candidata aquilo que eu quiser. E hoje dentro do MDB eu tenho essa segurança. Inclusive, o presidente nacional Baleia, quer que eu saia candidata à senadora”, ressaltou ela durante entrevista.
Sobre uma possível candidatura dela a deputada federal, segundo a parlamentar, Baleia é contra.
“Cheguei a conversar com ele sobre a possibilidade de ser Federal e ele descarta essa possibilidade. Então, eu estou em um partido que eu entendo que isso não vai acontecer. Mesmo que tenha que sair em uma candidatura, se a gente tiver dificuldade de formação de chapa, que tenha que sair em uma candidatura avulsa.
Além disso, uma possível fusão entre os partidos MDB e PSDB, pode fazer a legenda tucana ser extinta. Nesse sentido, o partido terá que escolher se unir ao MDB ou PSD.