*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Houve um princípio de rebelião registrado no Centro de Ressocialização de Várzea Grande, que fica em frente a Penitenciária Central do Estado.
De acordo com informações preliminares, a rebelião foi controlada pela polícia. Agentes socioeducativos do local pediram reforço policial e a unidade foi cercada pela PM. Ambulâncias também foram acionadas para prestar atendimento médico aos feridos que entraram em confronto com a polícia que tentou controlar a situação com munição antimotim.
Segundo o Sindicato dos Servidores Penitenciários, Sindspen/MT, a rebelião se deu por conta de guerra entre facções. Um integrante de facção rival estaria em ala destinada a outro grupo e isso teria motivado a confusão.
Ainda não se tem informações de quantas pessoas estão feridas, mas até agora nenhuma morte foi confirmada.
LEIA NA ÍNTEGRA NOTA DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO
A Secretaria de Segurança Pública informa que um princípio de motim ocorreu no Centro de Ressocialização de Várzea Grande (CRVG) está noite (03.10), por volta das 19h, sendo devidamente controlado com intervenção das forças especializadas da Polícia Penal ( GIR e SOE).
Informa ainda, que foi necessário o uso de força progressiva para controle da situação e alguns presos acabam sendo atingidos por munição antimotim, porém sem ferimentos graves.
Todos estão recebendo atendimento do SAMU nas dependências da própria unidade, e se houver necessidade serão encaminhados para serviços de saúde externos.
A situação está sob controle e a ocorrência será apurada em procedimento administrativo.