Todos os dias assisto nos jornais denúncias sobre problemas na saúde em Cuiabá. Desvios de dinheiro, falta remédios, médicos, vagas para internação. Ninguém cita que isso também ajuda no aumento dos óbitos infantis, que é um dos maiores do Brasil.
Vocês sabem que de cem crianças que morrem aqui, oitenta morrem não pelas doenças, mas por não ter tido um tratamento adequado no momento certo? Quem tiver dúvidas, basta entrar no site do DATASUS, e verificar as planilhas de óbitos infantis de 0 a 1 anos, do Brasil inteiro, e faça a comparação.
Não tenho poder para mudar isso, mas vou continuar denunciando essa situação, pois há muitos anos falou sobre isso, e nada mudou, só piorou.
Não posso negar que está sendo construído hospitais em nosso estado, mas precisamos é de hospital infantil do SUS, que já existe em todos outros estados.
O número de leitos infantis será suficiente? Vamos fazer uma conta baseada no número de habitantes, no número de filhos e no número de leitos.
Vai mudar essa situação? Já fizemos audiência pública, para sensibilizar quem poderia ajudar a mudar essa história, mas não aconteceu nada de novo.
Vamos continuar calados para não incomodar os governantes, pois quem está morrendo são filhos de pessoas pobres?
*BIA CALMON