Os rádios digitais usados pelas forças de segurança dos 142 municípios de Mato Grosso possuem criptografia. A tecnologia vai evitar que a comunicação tenha qualquer interferência externa, o que garante que a frequência não seja copiada por criminosos.
Para evitar isso, foi implementada a Rede Digital de Radiocomunicação na Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). Assim, as polícias de Mato Grosso avançaram para a era 100% digital, com criptografia de ponta a ponta. A implantação da radiocomunicação digital teve início em 2020 e já foi implantada em todos os municípios de Mato Grosso, com um investimento superior a R$ 90 milhões.
O Governo de Mato Grosso adquiriu 4,5 mil terminais digitais, 256 Estações Rádio Base (ERB), 44 rádios fixos, 4.042 rádios portáteis, torres, controladores de sites (SIS), consoles para despacho, mochilas transportáveis, entre outras ferramentas tecnológicas.
Na prática, a tecnologia vem para garantir mais segurança já que impede que usuários não autorizados acessem e roubem informações, assegurando a confidencialidade das comunicações. A rede também opera com o monitoramento em tempo real para evitar possíveis quedas no sinal.
A nova ferramenta atende a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.
*Pollyana Araújo | Secom-MT