Os Correios divulgaram, nesta sexta-feira (4), que realizarão um novo concurso público, com provas previstas para o dia 15 de dezembro. O edital oficial será publicado na próxima quarta-feira (9), trazendo informações detalhadas sobre as vagas e o processo seletivo. Este concurso oferece uma excelente oportunidade de ingresso na estatal, que há anos não realizava um certame em nível nacional.
Vagas disponíveis nos Correios
No total, serão preenchidas 3.099 vagas de nível médio para o cargo de agente dos Correios, e 369 para nível superior, destinadas ao cargo de analista dos Correios. Além das oportunidades imediatas, o concurso também prevê a formação de cadastro reserva, com 5.344 vagas para agente e 631 para analista. As remunerações iniciais para os cargos são de R$ 2.429,26 para agentes e R$ 6.872,48 para analistas.
O concurso público dos Correios também trará um importante avanço na inclusão social, com a reserva de 30% das vagas para candidatos negros (pretos e pardos) e indígenas, conforme políticas afirmativas implementadas pela estatal. Esta ação busca promover maior diversidade dentro da instituição.
Histórico de Concursos dos Correios
Os Correios não realizam um concurso em âmbito nacional desde 2011, quando mais de 1,1 milhão de pessoas se candidataram para disputar as mais de 9 mil vagas oferecidas na época.
Esse intervalo de mais de uma década sem processos seletivos dessa magnitude gerou grande expectativa entre os profissionais interessados em ingressar na estatal, especialmente devido à sua estabilidade e à diversidade de áreas de atuação.
A nova seleção surge em um momento crucial, diante da crescente necessidade de reposição de mão de obra nos Correios, que têm enfrentado um déficit significativo em seu quadro de colaboradores, especialmente em posições operacionais e estratégicas.
Detalhes das provas do Concurso
O concurso será realizado em todo o território nacional, incluindo o Distrito Federal, com a previsão de aplicação das provas em até 306 cidades diferentes, o que amplia o alcance do certame para candidatos de todas as regiões do Brasil.
A responsabilidade pela organização do processo seletivo será do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), conforme anunciado pela empresa no dia 11. As provas para o cargo de agente dos Correios, que exige nível médio, serão compostas por questões objetivas, abrangendo conhecimentos gerais e específicos.
Já para os candidatos ao cargo de analista dos Correios, além das questões objetivas, haverá uma redação dissertativa com até 30 linhas, que testará a capacidade de argumentação e clareza dos candidatos.