*Sêmia Mauad/ Opinião MT
O serviço de coleta de lixo na capital deve ser retomado de forma integral, pelas próximas 24 horas, conforme determinação da Prefeitura de Cuiabá, depois de realização de reunião com participação do prefeito da capital, Abílio Brunini (PL), do secretário de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, do secretário de Governo, Ananías Filho, de Carlos Buarque, presidente da Locar Saneamento Ambiental LTDA, e de Osiris Gatti, gerente operacional da terceirizada.
“Não vamos admitir irregularidades na prestação da coleta na capital. Nosso compromisso é com a população, não com CNPJs”, disse Brunini.
Ele ainda ressaltou durante o encontro que “se a situação persistir, tomaremos medidas mais duras”. Na ocasião, o prefeito ainda garantiu o repasse a empresa que será, segundo ele, feito de forma regular, como está previsto no contrato.
A empresa Locar, responsável pelo serviço de coleta de lixo na capital, afirmou que a Prefeitura de Cuiabá tem uma dívida de R$ 40 milhões referente a um contrato anterior, feito ainda na antiga gestão. Foi firmado um novo contrato há trinta dias mesmo com o pagamento atrasado.
“A dívida será enviada à Procuradoria Geral do Município para judicialização”, destacou Brunini.
A RESPONSABILIDADE DA EMPRESA
A empresa Locar deverá até o final desta sexta-feira, dia 03 de janeiro, apresentar planejamento detalhado para resolver o problema da coleta de lixo na cidade, o que inclui rotas de coleta e adequação dos mapas para a retomada do serviço.
Além disso, deverão apresentar acesso a sistemas de rastreamento dos caminhões para que sejam verificadas em tempo real, as rotas realizadas durante a realização da coleta de lixo.
GERAÇÃO DE LIXO NA CAPITAL
Cuiabá gera todos os dias pelo menos 400 toneladas de lixo doméstico.