*Sêmia Mauad/ Opinião MT
O Centro Médico Infantil vai funcionar no antigo Pronto-Socorro de Cuiabá, no Bairro Bandeirantes. Haverá ala materno infantil, onde bebês e crianças vão poder passar por consultas e realizar exames de baixa complexidade. Já o serviço de alta complexidade, o que inclui internações e leitos de UTI, funcionará no Hospital Municipal de Cuiabá. Na unidade será construído o Hospital Infantil. Os equipamentos que se encontram no antigo Pronto-Socorro serão usados no Hospital Municipal.
A construção da nova unidade deve contar com nove consultórios, 25 leitos, além de suporte para diagnósticos. Ainda há previsão de ampliação da estrutura para a oferta de tratamento clínico e cirúrgico, e também 15 leitos de UTI pediátrica.
Quem destacou a importância da construção dessa ala para atender os pequenos foi a juíza da Infância e Juventude, Gleide Bispo. Segundo ela, existe uma demanda urgente de atendimento infantil na capital. Muitas das vezes para que as crianças recebam atendimento, ações precisam ser judicializadas.
“Precisamos dessa ala para atender a demanda do dia-a-dia, pois chega criança precisando de uma cirurgia, um leito, uma internação e não temos. Isso é emergencial porque senão as crianças morrem”, afirmou ela.
A estimativa da prefeitura de Cuiabá é que a construção do Centro Médico vai custar em torno de R$ 5,5 milhões. Os recursos para a construção vão vir por meio de uma parceria entre o município e o estado. Além disso, a Assembleia Legislativa vai contribuir com uma parte com recursos do orçamento de R$ 40 milhões deste ano.
“A ideia é fazermos uma devolução do duodécimo ao Município. Estudos serão feitos para definir o valor necessário. O Ministério Público vai colocar isso previsto em TAC, o mesmo feito na época da intervenção do estado, para facilitar o recebimento desse recurso”, explicou a deputada estadual Janaína Riva.