*G1 Mato Grosso
A primeira ação do projeto CastraMóvel Solidário, que oferece castração gratuita em cães e gatos, começa nesta sexta-feira (14), com os animais que vivem dentro e ao entorno da Universidade Federal de Mato Grosso, próximo ao Hospital Veterinário (HOVET), em Cuiabá. Posteriormente, a ação deve se estender aos pets da população carente, mas ainda não há previsão de início.
Em um primeiro momento, o Ministério Publico de Mato Grosso informou que nesta sexta começaria a castração para os animais de pessoas carentes, no entanto, a Associação Lunaar, responsável pelos procedimentos, informou que o projeto está em fase inicial, restrito aos animais que vivem soltos na universidade.
Para o projeto, foram destinados mais de R$ 500 mil, segundo o MP. A expectativa é de que, inicialmente, sejam castrados 600 animais.
O veículo adaptado para a castração tem estrutura para os médicos veterinários, auxiliares e colaboradores, bem como local para o pós-cirúrgico dos animais.
A iniciativa é desenvolvida pelas organizações não-governamentais (ONGs) Associação Lunaar e Associação Voz Animal. Após o projeto piloto, o público-alvo será a população de baixa renda que não possui condições de arcar com a cirurgia de castração de animais domésticos, e também animais comunitários em situação de rua.
O projeto também contribui com o descarte do material infectocontagioso, com o fornecimento de vacinas contra raiva para os 600 animais que forem submetidos à castração, e com o apoio dos alunos dos cursos de extensão.