*Sêmia Mauad/ Opinião MT
O candidato a vice-prefeitura de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PL), que integra chapa de Flávia Moretti (PL), teve o pedido de registro de candidatura indeferido pelo juiz Carlos Roberto Barros de Campos, da vigésima Zona Eleitoral de Várzea Grande.
A decisão foi proferida na última segunda-feira, dia 09 de setembro.
“Em consonância com a manifestação do Ministério Público Eleitoral, indefiro o pedido de registro de candidatura de Sebastião dos Reis Gonçalves, para concorrer ao cargo de vice-prefeito”, conforme trecho da decisão do juiz.
Tião da Zaeli teria uma anotação eleitoral de inelegibilidade por conta de um processo que tramita na justiça e acabou condenando o ex-prefeito por doação considerada irregular nas eleições de 2014.
O Tribunal Regional Eleitoral, no ano de 2016, determinou que a empresa que Tião é sócio, a Comercial de Alimentos Globo LTDA, teria feito doação acima do limite máximo considerado legal de 2% dos rendimentos do exercício anterior. Diante disso, o político fica impedido de disputar eleições por 08 anos.
O candidato a vice-prefeito por Várzea Grande não apresentou certidão criminal para que ocorresse a conclusão do registro da própria candidatura, como chegou a ser notificado.