*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Sete pessoas foram presas pela Polícia Civil, na última quinta-feira, dia 03 de outubro, flagradas com grande quantidade de dinheiro e material de campanha eleitoral. Eles são acusados de realizar a chamada “compra de votos”. O fato ocorreu no município de Jauru.
Entre os detidos, está a ex-secretária de educação da cidade e que neste pleito concorre as eleições como vice a prefeitura, Enércia Monteiro dos Santos (PSB). Ela faz parte da chapa que tem como candidato a prefeito, Valdeci José de Souza (União Brasil).
A polícia chegou até o grupo depois de receber denúncia anônima contando que a compra de votos estava sendo feita na casa da própria candidata a vice. Haviam muitas pessoas entrando e saindo do local. A Polícia confirmou a denúncia depois de investigação. Os policiais chegaram a abordar uma mulher que escondia dentro da mochila R$ 500 reais em dinheiro.
Pressionada pela polícia, a mulher disse que recebeu o dinheiro da candidata para que a eleitora votasse nos candidatos e ajudasse na distribuição de santinhos durante os últimos dias de campanha.
A polícia então foi até a candidata que tinha R$ 1200 reais no bolso, e no interior da residência foram encontrados outros valores. Ainda foram apreendidos no local santinhos dos candidatos, além de folhas de cheque assinadas em nome da vice-prefeita.
O grupo foi levado para a delegacia onde foi autuado em flagrante pelo crime que está previsto no artigo 299 do Código Eleitoral, que trata da oferta de dinheiro por meio de vantagem indevida para conseguir votos.