*Sêmia Mauad/ Opinião MT
O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, desembarcou no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, no final da tarde desta segunda-feira, dia 14 de outubro. o político está em Cuiabá para reforçar o nome de Abílio Brunini (PL) à Prefeitura da capital.
Bolsonaro foi recebido carinhosamente por apoiadores que o aguardavam no aeroporto. O político atendeu aos pedidos para tirar fotos. Em seguida, ele e demais autoridades seguiram em motociata até o Parque de Exposições Jonas Pinheiro, onde ocorreu uma coletiva com a imprensa.
Durante discurso, Bolsonaro reforçou a importância da direita no Brasil e de valores como patriotismo, conservadorismo e fé em Deus. Debateu sobre o combate a corrupção e reforçou que as vitórias de candidatos de direita no país, reforçam que é isso que os eleitores querem.
“O brasileiro em sua grande maioria é conservador, trabalhador de direita”, disse ele.
Sobre a candidatura e apoio a Abílio Brunini, Bolsonaro foi enfático e ainda deu um conselho ao candidato do PL.
“Ele é bonito, esbelto, inteligente, tem vivência como parlamentar, decente. Tem tudo para dar certo. O que eu sempre falo é para tomar cuidado quando for formar secretariado. Não vai botar peixe, amiguinho lá que não dá certo”, aconselhou Bolsonaro.
Vídeo: Midia News
Bolsonaro não deixou de falar sobre o governo Lula.
“Esse atual governo está voltando a dar prejuízos bilionários. Eu não tinha liberdade para fazer live no Alvorada e agora Lula está lá, agarrado com o Boulos, mas vida que segue”, disse ele.
Vídeo: Midia News
O governador Mauro Mendes que afirmou dias atrás que estava pensando em qual candidato apoiar para o segundo turno das eleições, depois da derrota de Eduardo Botelho nas urnas, estava no evento desta segunda-feira que determinava apoio a Abílio à Prefeitura de Cuiabá. Sobre isso, Brunini comentou que os dois se uniram para impedir que “Cuiabá caia em mãos erradas”.
Sobre o apoio do governador Mauro Mendes a Abílio, Bolsonaro disse que “com o apoio, acho que está tudo resolvido, mas a eleição só se ganha as 17 horas no domingo”, disse ele em coletiva.
No evento estavam o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o deputado federal Marcelo Van Hattem (Novo). Além da prefeita eleita de Várzea Grande, Flávia Moretti, o deputado estadual e prefeito eleito de Rondonópolis, Claúdio Ferreira, o deputado estadual Gilberto Cattani, e deputados federais, Coronel Fernanda e José Medeiros, e o também senador Wellington Fagundes. O vereador eleito por Cuiabá, Rafael Ranalli também estava presente.
Abílio disputa o segundo turno das eleições com o candidato do PT, Lúdio Cabral. As eleições ocorrem no próximo dia 27 de outubro.