*Sêmia Mauad/ Opinião MT
A maioria dos deputados estaduais votaram pela derrubada do veto do governador do estado, Mauro Mendes (União Brasil) sobre a implementação de mercadinhos dentro das unidades prisionais de Mato Grosso.
A votação, que ocorreu durante sessão ordinária, realizada nesta quarta-feira, dia 09 de abril, ficou assim: 13 votos a favor, e 10 contra.
O parecer da Comissão de Segurança Pública e Comunitária, feito pelo deputado Chico Guarniere (PRD) foi ignorado pelos parlamentares. Ele afirmou que a existência dos mercadinhos fortaleceria as organizações criminosas. O trecho dizia “após uma análise mais apurada, entende que é necessário extinguir práticas comerciais em unidades penais, a fim de evitar um possível poder paralelo que possa surgir através das práticas citadas”.
É importante ressaltar que o governador vetou a abertura de mercadinhos porque, segundo ele, os estabelecimentos fortaleceriam financeiramente a atuação das facções criminosas, seja dentro ou fora das unidades prisionais.
O OUTRO LADO
O governador do estado, Mauro Mendes (União Brasil) afirmou que vai tentar na Justiça reverter a implementação dos mercadinhos nas unidades prisionais de Mato Grosso, depois que a Assembleia Legislativa, derrubou o veto que impedia o funcionamento dos estabelecimentos nas cadeias.
Por meio de nota, o governo afirmou que não concorda com regalias dentro das penitenciárias.
“Os mercadinhos ofereciam produtos supérfluos como Nutella, chocolates, bombons, sorvetes e açaí, entre tantos outros”, diz trecho do documento.