*Sêmia Mauad/Opinião MT
Contrariando o que o prefeito da capital, Abílio Brunini (PL), disse recentemente que não haverá “aumento na água e no esgoto”, a empresa responsável pelo serviço, Águas Cuiabá, afirmou que o reajuste de 4,45% passa a valer a partir de 20 de março deste ano.
“A Águas Cuiabá comunica que passa a vigorar, a partir de 20 março de 2025, o reajuste tarifário 2025. Estabelecido 4,44758%, o reajuste é referente aos serviços de água e esgoto aplicado a todos os consumidores da capital mato-grossense”, diz o comunicado.
O reajuste, segundo a concessionária, foi baseado na fórmula paramétrica que está prevista no contrato de concessão, e considera os custos com construção civil, mão de obra, produtos químicos e até mesmo energia elétrica.
O prefeito da capital havia declarado que não ia sancionar o aumento aprovado pela Arsec, Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá. Ele ainda ressaltou que se a empresa quisesse judicializar o aumento, que então fizesse.
“Não vamos dar aumento na água. Se quiserem judicializar, podem fazer. Nós vamos extinguir a Arsec e vamos mudar aquele conselho. Não admito que seja feito um conselho trabalhando contra a população de Cuiabá”, ressaltou o prefeito.