*Sêmia Mauad/ Opinião MT
O novo prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), afirmou que vai solicitar o congelamento das contas da Prefeitura de Cuiabá. O objetivo da ação é fazer com que os recursos financeiros sejam destinados para a saúde do município de forma prioritária. Ele fez o anúncio durante transmissão ao vivo nas redes sociais.
Brunini tem receio de que ocorra uma greve que leve a mais prejuízos na área da saúde o que impactaria população.
Segundo o prefeito eleito, ele percorreu algumas unidades de pronto-atendimento da capital e encontrou diversos problemas. Ele ressaltou que faltam insumos para o atendimento de pacientes.
“Não tem soro em algumas Upas. Na Upa do Leblon tem soro só para quem está internado. Não tem remédio pra dor. Não tem equipo também que é um instrumento para poder aplicação medicação. A Upa do Verdão, onde estou agora, ela tem um enfermeiro para atender toda a medicação”, denunciou ele.
Brunini afirmou que vai buscar a Justiça para tentar resolver a situação, uma vez que ainda não está oficialmente a frente da Prefeitura.
“Ministério Público, Tribunal de Justiça, por favor, faça o congelamento das contas da Prefeitura. Bloqueie as contas da Prefeitura para que pague aos profissionais de saúde os seus direitos”. E ele ainda continua:
“Eu vou pedir ao desembargador Orlando Perri, ao conselheiro do Tribunal de Contas. Não é possível a prefeitura continuar gastando em outras áreas e deixar a saúde em segundo lugar”, ressaltou.