*Sêmia Mauad/ Opinião MT
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta quarta-feira, dia 18 de setembro, a operação Código Seguro. Essa é a segunda fase da ação que tem como objetivo o cumprimento de mandado de busca domiciliar em São Paulo.
O suspeito de cometer o crime, é um homem de 35 anos. Ele teria realizado várias tentativas de acessos indevidos ao sistema de consultas da Polícia Civil aqui do estado. Para isso, fazia uso de credenciais que foram vazadas.
As investigações do caso estão sendo conduzidas pelo delegado adjunto da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), Gustavo Alevado. A própria Gerência de Desenvolvimento de Sistemas e Aplicações da Polícia Civil suspeitou nos logs de acesso as possíveis tentativas de invasão.
Em sua primeira fase, em operação deflagrada em julho deste ano, a polícia conseguiu apreender dispositivos móveis, computadores e outras mídias eletrônicas para análise, além de R$ 25 mil reais em dinheiro. Os mandados foram cumpridos no Paraná e em Fortaleza.