*Sêmia Mauad/ Opinião MT
A Delegacia Especializada de Estelionatos e Outras Fraudes de Cuiabá deflagrou, na manhã de hoje, dia 01 de agosto, a Operação denominada Falso Boleto. O foco são golpistas que teriam causado um prejuízo de mais de R$ 500 mil a uma vítima aqui do estado.
Quatro ordens judiciais, de busca e apreensão domiciliar e de sequestro de bens, estão sendo cumpridas em Goiânia e no Pará.
Os policiais encontraram na casa dos supostos envolvidos no esquema e que foram apreendidos para análise, notebooks e celulares. A polícia flagrou em um dos computadores, diálogo entre os golpistas. Eles combinavam fraudes em boletos.
A investigação teve início em abril deste ano. A vítima procurou a Polícia Civil de Cuiabá para denunciar o esquema. Disse que caiu no golpe do falso boleto.
O funcionário da área administrativa de uma fazenda, teria enviado para a proprietária fazer o pagamento de sete boletos, mas dois deles estariam alterados. Os criminosos alteraram o código de barra dos documentos. A fazenda já teria recebido no próprio email o boleto alterado.
Foi comunicada a fraude aos Bancos do Brasil e Itaú.