Coordenar ocorrências relacionadas às Eleições Gerais e garantir que o processo eleitoral transcorra de forma segura e eficiente é o principal objetivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), formado por representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), das forças de segurança e de outras instituições.
A atuação do grupo ocorreu durante a reunião preparatória para as Eleições Municipais de 2024, realizada no polo de Cáceres, na última sexta-feira, dia 19 de julho.
A reunião é um importante instrumento de uniformização de procedimentos e orientações, a fim de garantir a segurança e a tranquilidade do pleito, como explicou a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro. “Estamos aqui para apresentar as principais etapas do processo eleitoral. Temos a questão da propaganda eleitoral, das fake news, a inteligência artificial, então, tudo isso estamos discutindo para estabelecer uma uniformização na atuação da Justiça Eleitoral”.
O planejamento do GGI começa bem antes das eleições e envolve todo o processo, principalmente a votação, apuração e totalização de resultados, no dia do pleito.
Para a realização das eleições, atuam 47.553 pessoas, dos quais 5.641 são agentes de segurança pública, entre representantes das forças estaduais e federais.
Foram abordados, também, outros assuntos, como os aspectos gerais das Eleições Municipais 2024; metas de produtividade e selo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); logística administrativa; logística de Tecnologia da Informação; assédio eleitoral nas campanhas; propaganda eleitoral e desinformação; postura em entrevistas e redes sociais, entre outros.
*Nara Assis/ TRE-MT