Os judocas Érika Zoaga e Arthur Silva, bolsistas do Olimpus MT, foram convocados para representar o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, que vão realizadas de 28 de agosto a 8 de setembro.
Érika Zoaga, 36 anos, é da Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV) e Arthur Silva, 33, do Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (ICEMAT). Os atletas, que competirão na categoria J1 (cego total), conquistaram seus lugares na equipe da Seleção Brasileira de Judô após uma temporada de Grand Prix (GPs) pelo mundo, acumulando vitórias nas competições. Todos esses torneios contavam pontos para o ranking mundial, principal critério de distribuição de vagas da modalidade para os Jogos.
Os dois são contemplados no programa de bolsas da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) que incentiva e dá suporte financeiro a atletas olímpicos e paralímpicos.
Vale lembrar que o judô paralímpico é uma das modalidades que mais rendeu medalhas ao Brasil na história das Paralimpíadas: foram 25 ao todo, sendo cinco ouros, nove pratas e 11 bronzes, segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
*Amanda Monteiro/ Secel-MT