*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Dezoito pessoas estão na mira da Polícia Federal acusadas de esquema de lavagem de dinheiro de facção criminosa. Para isso, faziam uso de casas noturnas na capital. O dinheiro seria do tráfico de drogas.
Segundo a polícia, entre os indiciados estão o ex-assessor da Câmara Municipal, Rodrigo Leal, que atuava na organização de eventos e seria responsável pela parte financeira, e a influenciadora digital cuiabana, Stheffany Xavier, que teria participação no financiamento dos eventos com a facção.
A operação Ragnatela que investigou o caso foi deflagrada há 30 dias. Na época, foram cumpridos dezenas de mandados de busca e apreensão, prisão, sequestro de bens e afastamento de cargos públicos.
O relatório final confirma a existência de organização criminosa, na qual fazem parte integrantes de facção criminosa, agentes públicos e promoters.
Para o delegado Antonio Flavio Rocha Freire, há divisão de tarefas entre o grupo: “Os recursos, em sua grande maioria em espécie, investidos na compra de casas noturnas e realização de shows e eventos. (…) Após a realização dos shows, RODRIGO e KAMILLA BERTONI repartem proporcionalmente o lucro para os membros do G12 e para os integrantes do Comando Vermelho, com plena consciência de todos os envolvidos”, diz trecho do documento.
Veja lista dos indiciados:
1. ANA CRISTINA BRAUNA FREITAS
2. AGNER LUIZ PEREIRA DE OLIVEIRA SOARES
3. ANTIDIA TATIANE MOURA RIBEIRO
4. CLAWILSON ALMEIDA LACAVA
5. DANILO LIMA DE OLIVEIRA
6. ELZYO JARDEL XAVIER PIRES
7. EVERTON MARCELINO MUNIZ
8. JOANILSON DE LIMA OLIVEIRA
9. JOADIR ALVES GONÇALVES
10. JOÃO LENNON ARRUDA DE SOUZA
11. KAMILLA BERETTA BERTONI
12. LAURIANO SILVA GOMES DA CRUZ
13. MATHEUS ARAUJO BARBOSA
14. RAFAEL PIAIA PAEL
15. RENAN DIEGO DOS SANTOS JOSETTI
16. RODRIGO DE SOUZA LEAL
17. STHEFFANY XAVIER DE MELO SILVA
18. VINICIUS PEREIRA DA SILVA
19. WILLIAN APARECIDO DA COSTA PEREIRA
20. WILSON CARLOS DA COSTA