*Sêmia Mauad/ Opinião MT
A Polícia Civil deflagrou a segunda fase da Operação Alcatraz, com o objetivo de cumprir mandado de prisão e de busca e apreensão na Penitenciária Mata Grande, em Rondonópolis. A ação ocorreu no município de Cáceres, distante 230 km da capital do estado.
A intenção da operação e responsabilizar líderes de facção criminosa que, mesmo preso na penitenciária, ordenava assassinatos e outros crimes, com apoio de integrantes faccionados.
A 1ª Delagacia de Polícia de Cáceres investiga o caso há pelo menos 6 meses, e identificaram que detentos ainda faziam uso de aparelhos celulares de dentro da prisão. Os aparelhos eram um meio de comunicação com os demais integrantes da facção.
Dentro da unidade, foi cumprido mandado de prisão contra o detento. Durante buscas na cela dele, foram apreendidos telefone celular, chips de telefone, cartão de memória, cabos e carregadores de celular, além de retroprojetor de imagens, caixa de som e dois fones de ouvido.
Esta operação com foco na liderança da facção, integra a Operação Omnes, realizada pela Polícia Civil, que tem objetivo combater facções criminosas no estado.