O Corpo de Bombeiros Militar seguiu neste domingo, 30 de junho, atuando no combate ao incêndio florestal que atinge a região de Porto Conceição, em Cáceres, município que fica a 220 km de Cuiabá.
O trabalho se estende as margens do Rio Paraguai. Do lado de Cáceres, os militares realizam a construção de aceiros para confinar o fogo, enquanto do lado de Poconé a estratégia de combate é o uso do contrafogo, que é o fogo controlado como estratégia para mudar a direção do incêndio.
As ações de combate aos incêndios florestais no Pantanal envolvem o emprego de 36 militares, um avião, um helicóptero, um caminhão-pipa, oito caminhonetes, um barco, quatro pás-carregadeiras, duas motoniveladoras, um trator e dois quadriciclo, além de dois caminhões de combate a incêndios florestais.
Importante ressaltar que a região de Porto Conceição é considerada de difícil acesso. Para chegarem aos pontos de incêndio, os militares contam com apoio de embarcações, e de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) para o combate.
*ASSESSORIA