A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, está usando dados públicos de usuários para treinar sua inteligência artificial (IA) generativa. Isso significa que suas postagens, fotos e legendas podem estar sendo utilizadas para desenvolver ferramentas que produzem textos e imagens, similares ao ChatGPT.
Mas calma, não entre em pânico! Vamos desvendar tudo sobre essa nova política de privacidade da Meta e te mostrar como ter mais controle sobre seus dados.
O que a Meta está fazendo com seus dados?
A empresa está coletando informações de publicações públicas, como posts, fotos e legendas, para alimentar seus modelos de IA. Essa IA será usada para criar ferramentas que podem gerar textos, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e até mesmo responder às suas perguntas de forma mais natural.
Seus dados estão seguros?
A Meta garante que não utiliza o conteúdo de mensagens privadas para treinar sua IA. Além disso, a empresa afirma que os dados coletados não serão vinculados ao seu perfil individual, mas sim usados para identificar padrões de linguagem e geografia.
Mas e se eu não quiser que meus dados sejam usados?
Você tem o direito de recusar o uso de suas informações para treinar a IA da Meta! Basta seguir estes passos:
- Acesse o Instagram ou Facebook.
- Vá em “Configurações e Privacidade”.
- Selecione “Sobre” e depois “Política de Privacidade”.
- Clique em “Outras políticas e artigos” e depois em “Como a Meta usa informações para recursos e modelos de IA generativa”.
- Na página “Posição quanto ao uso das suas informações para IA na Meta”, clique em “Direito de se opor”.
- Preencha o formulário e envie.
Pronto! Seus dados serão removidos da base de treinamento da IA da Meta.
O que o futuro da Inteligência Artificial nos reserva?
A Meta acredita que essa nova tecnologia de IA pode trazer diversos benefícios para seus usuários, como assistentes virtuais mais inteligentes e ferramentas de criação de conteúdo mais eficientes. No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre como essa tecnologia será utilizada e quais serão seus impactos na sociedade.
Fique de olho! É importante se manter atualizado sobre as políticas de privacidade da Meta e de outras empresas que você utiliza. Você também pode optar por limitar o que você publica nas redes sociais e ajustar suas configurações de privacidade para ter mais controle sobre seus dados.