A prefeitura de Várzea Grande aderiu a utilização do Aplicativo Fiscalização SENATRAN, que vai permitir aos profissionais da Guarda Municipal verificar de forma rápida e segura se o veículo foi furtado ou roubado, além das informações sobre veículos e motoristas centralizadas pela Secretaria Nacional de Trânsito, ligada ao Ministério dos Transportes, que poderão ser acessadas com mais facilidade pelos agentes de trânsito.
O Coordenador de Trânsito da Guarda Municipal, João José Mendanha Cardoso, explicou que o agente de trânsito deve se cadastrar no Portal de Serviços da SENATRAN e baixar em seu celular, de forma gratuita, o Aplicativo de Fiscalização SENATRAN, que é disponibilizado gratuitamente através da Play Store: “O maior objetivo deste dispositivo é agilizar a atuação dos agentes de trânsito e contribuir para a redução de ocorrência de fraudes, pois o aplicativo fará a leitura dos QR Codes da Placa Veicular, CNH e CRLV”, reforçou ele.
O Cel. Alessandro Ferreira da Silva, da Secretaria de Defesa Social, explica que este aplicativo foi elaborado em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e apresenta as informações depois de extraí-las de três bases: Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf): “Se houver irregularidade, os agentes podem, dependendo do caso, aplicar medidas como a restrição da circulação do veículo até que a situação seja resolvida. Os agentes poderão consultar, ainda, se a CNH do motorista está suspensa, cassada ou bloqueada”, explica o secretário Municipal de Defesa Social Cel. Alessandro.
*Secom/VG