A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (17) a Operação Cognome, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado no tráfico interestadual de cocaína em Mato Grosso. A ação, que aconteceu em conjunto nas cidades de Cuiabá, Cáceres e Juína, resultou na apreensão de drogas, bens e na prisão de dois suspeitos.
A Operação Cognome
A Operação Cognome foi desencadeada após a prisão em flagrante de um dos suspeitos em 30 de setembro de 2023, quando a Polícia Federal apreendeu 507 kg de cocaína escondidos em meio a uma carga de milho. As investigações subsequentes revelaram a existência de um grupo criminoso organizado atuando no tráfico interestadual de drogas.
Com base nas apurações, a Polícia Federal obteve mandados judiciais para o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, expedidos pela 5ª Vara Criminal de Rondonópolis.
As ações foram realizadas simultaneamente em Cuiabá, Cáceres e Juína, culminando na prisão de dois suspeitos e na apreensão de diversos bens, incluindo veículos, imóveis e quantias em dinheiro.
Combate ao tráfico de drogas e crimes relacionados
A Polícia Federal trabalha com a hipótese de que os suspeitos presos sejam autores dos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro. A Operação Cognome demonstra o compromisso da instituição no combate ao tráfico interestadual de drogas e na investigação dos crimes relacionados a essa atividade ilícita.
A Operação Cognome representa um importante passo no combate ao tráfico de drogas em Mato Grosso. A ação da Polícia Federal contribui para a desarticulação de um grupo criminoso organizado e para a apreensão de um grande volume de cocaína que seria distribuída para os estados do sul e sudeste do país.
A Polícia Federal segue atuante na investigação e repressão de crimes relacionados ao tráfico de drogas, buscando garantir a segurança da população e a ordem pública.