O país recuperou o patamar de alfabetização pré-pandemia e supera as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para 2023. Segundo dados do 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado nesta terça-feira (28), 56% das crianças brasileiras das redes públicas alcançaram o nível de alfabetização esperado para o 2º ano do ensino fundamental, um aumento significativo em relação aos 36% registrados em 2021.
Recuperação e superação
Esse resultado representa não apenas a retomada do desempenho pré-pandemia, mas também a superação do patamar de 2019, quando a taxa de alfabetização era de 55%. O sucesso é atribuído ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa do MEC que uniu esforços de governos federal, estaduais e municipais para garantir o aprendizado durante a pandemia e impulsionar a alfabetização no país.
O Indicador Criança Alfabetizada, calculado a partir do alinhamento nacional dos dados das avaliações estaduais de 2023, contou com a participação de 85% dos alunos das redes públicas brasileiras. Essa abrangência garante a representatividade dos resultados e oferece um panorama preciso da alfabetização no país.
Desempenho por estado
Entre os destaques, 19 estados superaram os índices do Saeb 2019, com alguns registrando crescimentos superiores a 10 pontos percentuais, como Rondônia e Maranhão. É importante ressaltar que o indicador não contempla dados do Acre, Roraima e Distrito Federal, pois essas unidades da federação ainda não implementaram o sistema estadual de avaliação.
O MEC, impulsionado pelo sucesso do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, define metas progressivas nacionais de alfabetização para os próximos anos. O objetivo é garantir que todas as crianças brasileiras atinjam o padrão nacional de desempenho da criança alfabetizada, estabelecido em 743 pontos na escala do Saeb pela Pesquisa Alfabetiza Brasil do Inep.
O Indicador Criança Alfabetizada surge como uma ferramenta poderosa para monitorar o progresso e direcionar ações estratégicas, garantindo que todas as crianças brasileiras tenham acesso à alfabetização e ao aprendizado de qualidade.