A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta terça-feira (28) a Operação Carimbo Fake, desarticulando um esquema de falsificação e venda de atestados médicos falsos em Cuiabá e Várzea Grande. A ação, realizada pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), cumpriu 17 ordens judiciais, incluindo mandados de busca e apreensão e medidas cautelares, contra agentes públicos e particulares envolvidos no crime.
Venda de atestados por servidores públicos
As investigações, que se iniciaram a partir de denúncias recebidas nas 1ª e 2ª Delegacias de Polícia de Várzea Grande, apontaram que servidores públicos de unidades de Pronto Atendimento da Secretaria de Saúde do Município de Várzea Grande falsificavam e vendiam atestados médicos falsos.
Os atestados eram emitidos com carimbo e assinaturas falsificadas e, posteriormente, vendidos pelo aplicativo WhatsApp. Os pagamentos eram realizados via Pix, diretamente nas contas bancárias dos servidores envolvidos.
Para a entrega dos atestados aos compradores, os investigados utilizavam carros de aplicativo de transporte. A investigação identificou que os atestados eram utilizados para diversos fins, como justificar faltas ao trabalho ou à escola, obter licenças médicas e até mesmo fraudar companhias de seguros.
Com base nas provas coletadas, a 4ª Vara Criminal de Várzea Grande expediu oito mandados de busca domiciliar e nove medidas cautelares. Entre as medidas, duas ordens de afastamento do cargo, uma ordem de impedimento/suspensão de eventual nomeação em atividades relacionadas à Secretaria de Saúde Municipal de Várzea Grande e Secretaria Estadual de Saúde, três ordens de proibição de frequentar qualquer unidade de saúde pública do Município de Várzea Grande e três proibições de qualquer tipo de contato entre os investigados, testemunhas e outros servidores da saúde do município.
Crimes investigados
Os investigados responderão pelos crimes de falsificação de documento público, corrupção passiva, corrupção ativa e outros crimes conexos a serem apurados no curso da investigação.
A Operação Carimbo Fake demonstra o compromisso da Polícia Civil de Mato Grosso no combate à corrupção e à fraude em órgãos públicos. A ação contribui para a garantia da lisura dos serviços públicos e a responsabilização dos envolvidos em crimes contra a administração pública.