A Polícia Civil deflagrou a Operação Rateio para combater o tráfico de drogas sintéticas na região metropolitana de Cuiabá. Entre os alvos da operação estava o DJ Manolo, que foi preso em flagrante com 35 gramas de maconha e uma balança de precisão digital.
Prisão do DJ Manolo
Na sexta-feira, dia 26 de abril, policiais da Delegacia Fazendária (Defaz) cumpriram um mandado de busca e apreensão no apartamento do DJ Manolo. Ao serem recebidos pelo DJ e sua mãe, os agentes questionaram sobre a posse de drogas, e Manolo confessou ser usuário de maconha.
Durante as buscas, os policiais encontraram uma porção de maconha na escrivaninha do quarto do DJ e outra em um copo no guarda-roupa. Uma balança de precisão digital também foi apreendida no local. Diante das provas, Manolo foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia.
Em audiência de custódia, o juiz da 2ª Vara Criminal, José Geraldo Fidélis, converteu a prisão em flagrante em preventiva, considerando que “a concessão de medidas cautelares ou ainda, da liberdade provisória com ou sem fiança, não seriam medidas eficazes à possível prática do odioso crime de tráfico de entorpecentes”. Manolo foi encaminhado à Penitenciária Central do Estado (PCE).
Operação Rateio
A Operação Rateio, deflagrada pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), visou o cumprimento de 39 ordens judiciais, sendo 27 mandados de busca e apreensão domiciliar e 12 ordens de bloqueio de contas bancárias. O foco da operação foi o combate ao tráfico de drogas na modalidade de rateio, onde os traficantes adquiriam quantidades maiores de drogas sintéticas, como ecstasy, MDMA e LSD, para revender em porções menores aos usuários em Cuiabá e Várzea Grande.
Investigações e ações da Polícia Civil
As investigações da DRE apontaram que os traficantes envolvidos na modalidade de rateio adquiriam as drogas sintéticas em quantidades maiores para diluir e revender em porções menores, alimentando o tráfico de varejo dessas substâncias. As ações da Polícia Civil mobilizaram 27 equipes e foram realizadas em condomínios e residências de diversos bairros da capital.
A prisão do DJ Manolo e a Operação Rateio demonstram o compromisso da Polícia Civil no combate ao tráfico de drogas, especialmente no que se refere às drogas sintéticas e à modalidade de rateio. As ações visam coibir o comércio ilegal de drogas e proteger a sociedade dos malefícios causados pelo uso dessas substâncias.