Uma bebê de apenas 2 meses e 25 dias faleceu na manhã deste domingo (28), após se engasgar com leite materno em sua residência no bairro Jardim Primaveras, em Sorriso (MT). A criança foi levada ao Hospital Regional pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu.
Socorro e parada cardiorrespiratória
Segundo informações, a mãe amamentou a bebê cerca de duas horas antes do ocorrido, por volta das 4 horas da manhã. O Samu foi acionado por um homem que relatou ter tentado desobstruir as vias aéreas da bebê sem sucesso. Ao chegar no local, a equipe do Samu encontrou a criança em estado de cianose e com parada respiratória.
“Iniciamos compressões torácicas e providenciamos oxigênio durante o trajeto para o hospital. A equipe médica do hospital deu continuidade ao atendimento, mas infelizmente a bebê não resistiu”, relatou o médico Israel Guimarães a um site de notícias local. A Polícia Civil foi acionada para investigar as causas da morte e tomar as medidas cabíveis.
Prevenção de engasgo em Bebês
É importante ressaltar que acidentes como este podem ser evitados com algumas medidas preventivas, como:
- Amamentar o bebê em posição adequada, com a cabeça mais alta que o estômago;
- Evitar amamentar o bebê deitado ou em movimento;
- Observar atentamente os sinais de engasgo, como tosse, dificuldade para respirar e cianose (pele roxa);
- Saber realizar manobras de desobstrução das vias aéreas em bebês.
A morte da bebê de 2 meses em Sorriso (MT) é um acontecimento trágico que serve como um alerta para os pais e cuidadores sobre a importância da prevenção de acidentes com bebês. Saber amamentar de forma correta e estar preparado para agir em caso de emergência pode salvar vidas.