Dois foragidos do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, foram recapturados pela Polícia Civil na última semana. A ação foi realizada pela Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol), unidade especializada da Diretoria de Atividades Especiais (DAE) encarregada de apurar fugas em estabelecimentos prisionais do Estado.
Operação de Recaptura
A Polinter, unidade especializada da Diretoria de Atividades Especiais (DAE), desempenhou um papel crucial na localização e recaptura dos foragidos. Um dos recapturados, A.B.S.P., de 32 anos, responde a processos por crimes contra o patrimônio de forma reiterada, tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo e homicídio. Já o segundo, D.F.D., de 41 anos, responde por estupro, assalto à mão armada e associação criminosa.
A fuga dos reeducandos ocorreu de forma audaciosa no dia 14 de março, quando serraram as grades de suas celas e utilizaram uma corda artesanal para escalar o muro do estabelecimento prisional. Esse evento desencadeou uma meticulosa operação de busca por parte da Polícia Civil, culminando na recaptura dos fugitivos.
O primeiro foragido, A.B.S.P., foi encontrado em uma residência no bairro Novo Paraíso, em Cuiabá, onde se escondia com o auxílio de amigos. A operação de captura, realizada na quarta-feira, 27 de março, demonstrou a eficácia do trabalho de monitoramento executado pela equipe da Polinter.
Em sequência, D.F.D. foi localizado na quinta-feira, 28 de março, na cidade de Pontes e Lacerda, próxima à fronteira com a Bolívia. Surpreendido em uma distribuidora de bebidas, o recapturado foi prontamente detido pelos policiais da Capturas e encaminhado para as devidas providências legais.
Ações como estas são fundamentais para reiterar a mensagem de que o crime não compensa e que as autoridades estão sempre vigilantes. Com a recaptura dos foragidos, reafirma-se o compromisso do estado com a justiça e a tranquilidade da sociedade que estava apreensiva com a fuga dos meliantes.