A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), deflagrou na manhã de quinta-feira (28) a Operação Outono, com o objetivo de desarticular uma rede de receptação de aparelhos celulares roubados e furtados no município.
Investigações e recuperação dos aparelhos
A investigação, iniciada em dezembro de 2023, identificou 15 pessoas que compravam e vendiam celulares de procedência duvidosa. A partir da análise de dados, cruzamento de informações e monitoramento, os agentes da Derf-VG identificaram os receptadores e seus locais de atuação.
Na ação, 15 pessoas foram autuadas em flagrante pelo crime de receptação. Ao todo, 15 aparelhos celulares foram recuperados, com valor total estimado em R$ 29,8 mil. Entre os dispositivos recuperados estão iPhones, Samsung Galaxy e Motorola.
Os crimes de roubo e furto dos aparelhos ocorreram entre dezembro de 2023 e março de 2024 em diversos pontos de Várzea Grande. Entre as vítimas, estão um motorista de aplicativo, um estudante e um vendedor.
Em um dos casos, um motorista de aplicativo foi rendido por um falso cliente no dia 4 de dezembro, no bairro Mapin. O criminoso, simulando uma corrida, anunciou o assalto e levou o smartphone da vítima.
No dia 12 de dezembro, um estudante foi abordado por dois homens armados em um ponto de ônibus da Avenida Filinto Muller, no Centro de Várzea Grande. Além do celular, outros pertences da vítima foram roubados.
No dia 16 de janeiro, um vendedor foi vítima de um assalto durante a simulação de compra de um sítio na região do Sadia I, Zona Rural de Várzea Grande. O suspeito, em posse de comparsas, amarrou as vítimas e subtraiu diversos objetos, incluindo o aparelho celular do vendedor.
Em outro caso, um celular Iphone 15 Pro Max foi furtado durante um show no estacionamento da Univag no dia 3 de março. A equipe da Derf-VG, ao tomar conhecimento do crime, iniciou as investigações e localizou o aparelho em Pontes e Lacerda, com o apoio da Polícia Civil local.
A mulher que estava em posse do aparelho foi autuada por receptação e alegou ter recebido o celular de presente do esposo, que o teria comprado em uma loja do Shopping Popular de Cuiabá. O proprietário da loja também foi indiciado por receptação qualificada.
Cerco aos ladrões
A Operação Outono demonstra o compromisso da Polícia Civil de Mato Grosso no combate ao crime de receptação, que contribui para a redução dos roubos e furtos de celulares. A ação também reforça a importância da população em denunciar a compra e venda de produtos de procedência duvidosa.